DIEGO BORGES, DRT 0003117/DF, 30 anos, é Mestre em direção pela Universidade de Brasília - UnB e Bacharel em Artes Cênicas pela mesma instituição. Estudou na University of Edinburgh e na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC), participou de cursos e workshops em Nova York, Lisboa, Varsóvia, no Grotowski Institute em Wroclaw na Polônia e ainda no Workcenter Of Grotowski and Thomas Richards em Pontedera na Itália. É um dos diretores e atores do projeto GUNGUNHANA  em parceria a Fundação Leite Couto (Moçambique) e o Teatro O Bando (Portugal), apresentado em Lisboa m 2018, Brasília e Maputo em 2019. É assistente de direção e produtor do espetáculo português A DIVINA COMÉDIA - INFERNO, eleito o melhor espetáculo do país em 2017.

 

Idealizou e dirigiu o Cena Universitária - 1° Festival Universitário Nacional de Brasília (CÉU). É ator e diretor na companhia Teatro do Instante grupo vinculado a Universidade de Brasília, onde é ator e diretor dos espetáculos EN CONTRA, CONTRA O AMOR e DO CONTRA, trilogia em parceria entre os países: Brasil, Portugal e Espanha. 

No teatro Diego Borges premiado como melhor ator no festival SESC TEATRO CANDANGO, além de outras indicações.

No CINEMA foi premiado como MELHOR ATOR pelo curta-metragem "A Noite Por Testemunha", no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e também no Festival de Cinema de Cabo Frio - RJ. ​É assistente de direção do longa metragem "Nenhures" e da série "Pantanal e Outros Bichos" (estreia em 2018). Iniciou sua carreira no cinema aos 9 anos de idade, atuou em três longas-metragens e diversos curtas. Protagonizou o premiado curta "Pobre é Quem Não Tem Jipe", e o longa " A Oitava Cor do Arco-íris". Escreveu e dirigiu os curta-metragens "O Céu dos Teus Olhos" que estreou no 50° Festival de Cinema Brasileiro de Brasília em 2017 e "Língua" que tem estreia prevista para 2018.

Trabalhou em mais de 18 espetáculos de teatro profissionalmente.  Há dez anos trabalha em parceria com o Teatro O Bando em Portugal. É produtor internacional do curso "Consciência do Ator em Cena" do Teatro O Bando de Portugal. Participou de Festivais de Teatro e Cinema no Brasil e na Europa. Atualmente ministra o workshop “First Body” onde já esteve em Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal) e por várias cidades do Brasil.

© 2023 by MATT WHITBY. Proudly created with Wix.com